domingo, 6 de março de 2011

Mais do Pedroca

Pedro é assim: de dicionário próprio, de definições convictas, de pensamento rápido.
Dia desses, me pediu para contar uma história - que eu já havia lido e relido centenas de vezes para ele. Falei que ele mesmo podia ver a revista porque já conhecia a historinha.
Ele respondeu:
- Mas eu não sei ler!
Retruquei:
- Por esse motivo é que você deve ir para a escola. Lá, a Tia ensina a ler, escrever, contar...
(Aproveitei o momento para incentivar a tão sofrida ida ao colégio)
Imediatamente:
_ Mas eu já fui várias vezes e não aprendi nada!
Comecei a rir...

Dias depois , veio me contar entusiasmado que a Tia da escola pediu para que eles colocassem a ficha com a letra correspondente ao próprio nome e que ele colocou o P de Pedro ( que ele já reconhece há muito!) no lugar certo. Dei "parabéns" empolgado e confirmei que de agora em diante só coisas mais difíceis para ele aprender.
Perguntou:
- Mas por que coisas difíceis? Por que fáceis não?
Ri outra vez...
...
Outro dia me perguntou quais atividades eu fazia na minha escola.
Tentei explicar de forma fácil que eu não era aluna, era professora, e que ensinava os alunos a atender as crianças, ouvir o coração, a respiração, medir a temperatura...
Perguntou:
- Mas como você põe o termômetro se não tem ninguém com febre lá?
E completou:
- A Tia lá na escola tem um termômetro para colocar no braço quando a gente tá com febre...
E como chama o Tio da portaria da sua escola?
Nem pude responder... Não tenho idéia do nome do segurança da entrada!
E para completar as justificativas infinitas para ficar em casa e não ir a escola, depois de 2 dias em casa por estar febril, adiantou:
_ Mas como posso ir para escola se estou tossindo???
Noutros tempos dizia: o portão ainda não abriu, a tia não vai chegar, os colegas não vão para a escola ou, simplesmente, hoje é folga!
Este é o Pedroca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário